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Olha o Linux aí Gente!

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Novidades do Proinfo Integrado

terça-feira, 29 de junho de 2010

Projeto final - Linux - Curso Proinfo Integrado

Secretaria de Estado de Educação

DREC- Diretoria de Estado de Educação

NTE- Núcleo de Tecnologia em Educação

Curso Proinfo Integrado

Turma N 19– 5ª feira – Vespertino

Professor – Marcelo P. de Assis


DESENVOLVENDO HABILIDADES NA

EDUCAÇÃO INFANTIL

Kátia Almeida Gomes

Junho/2010

IDENTIFICAÇÃO

Desenvolvendo habilidades na Educação Infantil


PÚBLICO-ALVO


O projeto será aplicado nas turmas de Educação Infantil, do 2º período da Escola Classe 01 de Ceilândia. São duas turmas de 24 alunos (cada) no turno matutino.


JUSTIFICATIVA
A utilização de recursos tecnológicos na escola é uma preocupação constante de muitos educadores preocupados com uma educação de qualidade, já que os equipamentos são aliados valiosos no processo de ensino aprendizagem, desde que sejam conscientemente incorporados ao projeto pedagógico. Na educação Infantil não poderia ser diferente. Um dos grandes desafios que se apresentam para os educadores é o de escolher, entre tantos recursos disponíveis, aqueles que melhor se ajustem aos objetivos da Educação Infantil. Os projetos de trabalho na Educação Infantil são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Este projeto tem como objetivo maior o desenvolvimento de habilidades da Educação Infantil.


Gallo (2002) aponta que em 1998 as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil incentivam o uso de tecnologia na educação:


“Ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e valores. Desta maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia ( Parecer CEB 022/98, MEC).
Constance Kamii (apud DI SANTO, 2007), partindo da teoria de Piaget, formulou três grandes objetivos para a educação infantil:

1- Com relação aos adultos: é importante que as crianças desenvolvam sua autonomia através de relações seguras nas quais o poder do adulto é reduzido o máximo possível.


2- Com relação aos colegas: as crianças precisam desenvolver sua habilidade de descentrar e coordenar diferentes pontos de vista.


3- Com relação à aprendizagem: é importante que as crianças sejam alertas, curiosas, críticas e confiantes na sua própria capacidade de pensar e de dizer honestamente o que pensam. Devem ter iniciativa, levantar idéias, problemas e perguntas interessantes, relacionando as coisas umas com as outras.
Desta forma, destaca-se aqui, os objetivos da Educação Infantil com relação à aprendizagem. Portanto, percebe-se que as estimulações adequadas e diversificadas de recursos tecnológicos podem ser aliadas dos professores no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.


Segundo estudos desenvolvidos em escolas de Educação Infantil, crianças que utilizam a Ciência da Informática neste período da escolaridade de forma adequada e com o material correto, apresentam nos períodos seguintes, crianças com o raciocínio mais aprimorado devido ao conhecimento das causas e porquês, ao invés de decorar soluções sem saber como foram encontradas.


É interessante salientar a importância dessa aula, na qual a criança só tem a ganhar, pois trabalha com jogos e softwares que lhes dão possibilidades de aprofundar, reelaborar e iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeita o seu processo de desenvolvimento e, por conseguinte está em consonância com os objetivos próprios da Educação Infantil.


Por meio de softwares e investigações em alguns sites como “google”, as crianças podem explorar e buscar, com o auxílio dos educadores, materiais que pudessem levar, por exemplo, para a roda de leitura.


A partir do conceito de ambiente de pesquisa, de Brougère (2000, p. 105), existe um caminho possível o desenvolvimento infantil: “construir um ambiente que estimule a brincadeira em função dos resultados desejados”. O autor explica:
Não se tem certeza de que a criança vá agir, com esse material, como desejaríamos, mas aumentamos, assim, as chances de que ela o faça; num universo sem certezas, só podemos trabalhar com possibilidades. Portanto, é importante analisar seus objetivos e tentar, por isso, propor materiais que otimizem as chances de preencher tais objetivos. Não há somente o material, é preciso levar em conta as outras contribuições, tudo aquilo que propicie à criança pontos de apoio para sua atividade lúdica.
O desenvolvimento infantil pode acontecer por meio da utilização de vários tipos de recursos tecnológicos. Segundo Chaves (2006), a tecnologia refere-se a diversos tipos de recursos.
O termo "tecnologia", aqui, se refere a tudo aquilo que o ser humano inventou, tanto em termos de artefatos como de métodos e técnicas, para estender a sua capacidade física, sensorial, motora ou mental, assim facilitando e simplificando o seu trabalho, enriquecendo suas relações interpessoais, ou simplesmente lhe dando prazer.
Para que o computador não sirva ainda mais para aprisionar e tornar nossas crianças ainda mais sedentárias e apáticas, é preciso que ele seja visto apenas como uma etapa de um trabalho, não como um fim em si. Todo trabalho desenvolvido em informática educativa, principalmente na educação infantil, deve possuir etapas vivenciadas fora do laboratório (ou sala de informática). Esta deve ser inclusive uma proposta geral na escola, pois é parte da perspectiva construtivista da aprendizagem: não existe conhecimento sem experiência, vivência concreta. Segundo, Horta (2010) é preciso:


1- Conhecer/ver/experimentar/vivenciar situações que favoreçam uma ligação com a utilidade do computador para aquelas experiências vivida. Não adianta sugerir que ela simplesmente desenhe. Desenhar o quê? Para quê? Por quê?Aí ela diz: quero jogar! Não desenhar.


2- Ter contato regular com o computador explorá-lo com certa liberdade. Ninguém aprende a dirigir se o carona disser o tempo todo:Cuidado com meu carro! Vai arranhar! Vai quebrar!


3- Ter companhia constante de alguém que o oriente, que mostre os melhores caminhos, pois é fácil perder-se onde não se conhece.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver habilidades próprias da Educação Infantil com utilização de recursos tecnológicos diversos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Utilizar os recursos tecnológicos e articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;


• Observar e explorar os recursos tecnológicos existentes na escola com atitude de curiosidade;


• Utilizar os jogos no computador para construir novos conhecimentos, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;


• Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.




CONTEÚDOS CURRICULARES E DISCIPLINAS ENVOLVIDAS


Conhecimento do mundo: música, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e conhecimento lógico - matemático.


METODOLOGIA
1 - Contar a história “Um amigo chamado Computador”.


2 – Explorar oralmente os personagens e partes do computador (hardware) citadas na história.


3 – Pedir para que os alunos façam um desenho da história.


4 – Confeccionar cartazes em grupo para desenvolvimento da linguagem oral ( noções de tamanho, espaço, tempo).


5 – Levar os alunos ao Laboratório de Informática para conhecer o computador e as partes principais e orientá-los sobre os cuidados necessários.


6 – Utilizar o Laboratório de Informática para as seguintes atividades:


• Fazer desenho no Tux Paint sobre a história.


• Ouvir a música Aquarela de Toquinho e Vinícius e pedir que os alunos façam um desenho sobre a música.


• Produzir um Quiz sobre conteúdos próprios da Educação Infantil para que os alunos possam brincar e testar seus conhecimentos.


• Utilizar o Writer para que os alunos escrevam o pré-nome.




TEMPO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO


O projeto será desenvolvido em aproximadamente 10 aulas, ou seja, duas semanas.


MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO


Livros de literatura Infantil, CDs com músicas infantis, computadores do laboratório de informática, internet, ferramentas do BR Office como o Tux Paint e o Writer, jornais, revistas, papel, cartolina, cola, tesoura, giz de cera, figuras e fita adesiva. Além de um Quiz produzido ela professora sobre os temas: cores, formas, alfabeto/ letra inicial das palavras relacionadas à imagens, números/quantidade, entre outros.
FORMA DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados na rotina de trabalhos produzidos através do interesse e participação nas atividades propostas. Ao final do projeto cada aluno terá um portifólio com as atividades produzidas


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2002.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 3ª Ed. São Paulo, 2000.
CHAVES, E. Tecnologia na educação: conceitos básicos. Disponível em: http://www.edutec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/edconc.htm. Acesso em: 28 de junho de 2010.
GALLO,Simone Andrea D’avila. Informática na Educação Infantil: tesouro ou ouro de tolo? 2000, in < http://www.anped.org.br/reunioes/25/excedentes25/simoneandreagallot.rtf>


HORTA, Jenny. Informática e Educação Infantil – algumas considerações. http://melhorart.blogspot.com/2008/07/informtica-e-educao-infantil-algumas.html. Acesso em 28 de junho de 2010.
VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. Coletânea Salto para o futuro, 1998.
MARGO. Um amigo Chamado Computador http://margo.wikispaces.com/Hist%C3%B3ria+Infantil . Acesso em 28 de junho de 2010.
www.google.com

segunda-feira, 28 de junho de 2010

10ª AULA - PROINFO INTEGRADO

Na aula do dia 24/06/2010, recebemos orientações mais específicas sobre a utilização da Plataforma do Curso. Já participamos de algumas atividades, tais como: os fóruns e o Diário de Bordo. Estamos aprendendo bastante.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

9ª Aula - PROINFO INTEGRADO

Olá! Na aula de hoje, 10/06/2010, inicamos a construção do Projeto Final do Linux. O tutor Marcelo deu as orientações  e todos colocaram mãos a obra!!! Depois fizemos nossos cadastramentos no site do Proinfo-MEC e recebemos orientação para utilizar a plataforma. Vamos tocando em frente gente!!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

8ª AULA - PROINFO INTEGRADO (CONTINUAÇÃO)


Bom pessoal, na minha última postagem não havia inserido os gráficos. Não consegui inserir porque precisei faltar a aula e não sabia como fazer... Graças a minha amiga Rose, que também faz o curso e me deu a diga, estou inserindo os gráficos nesta postagem. Obrigada Rose!!!! 

terça-feira, 1 de junho de 2010

8ª AULA - PROINFO INTEGRADO

          Olá pessoal! Na última aula do curso, infelizmente não pude comparacer. Solicitei férias na escola para acompanhar meu esposo na recuperação de uma cirurgia. Graças a Deus meu esposo está ótimo! Então entrei em contato com minhas colegas de curso e fiquei sabendo que o assunto da aula foi a elaboração de gráficos utilizando o Br Office Calc. Li um pouco sobre o assunto e tentei elaborar meus gráficos de acordo com os dados retirados dos blogs das minhas colegas. O tema dos gráficos foram as eleições de 2010. Acredito que fiz meus gráficos direitinho. Na próxima aula, tiro minhas dúvidas com o Marcelo, meu tutor. Agradeço as minhas colegas de curso! E vamos tocando em frente!!!