Powered By Blogger

Olha o Linux aí Gente!

Olha o Linux aí Gente!
Esse Pinguim não é fofo? Estou adorando conhecer o Linux...

Pesquisar este blog

Novidades do Proinfo Integrado

quinta-feira, 29 de abril de 2010

4ª AULA - PROINFO INTEGRADO

          Oi Pessoal... Hoje, dia 29/04/2010, tivemos a 4ª aula do Curso Proinfo Integrado. Deu para sair fumacinha da cabeça!!! O tema da aula foi o BR Office Impress. O OpenOffice.org Impress é um programa de apresentação de slides ou transparências similar em capacidades ao Microsoft PowerPoint. Impress é um programa freeware e gratuito que faz parte do BrOffice.org. É um gerenciador que permite a criação, edição e exibição de apresentações.





Bem, após quebrar a cabeça para entender a apostila do Impress. Fomos convidados a produzir uma piada utilizando o Programa. Foi bem interessante! É muito bom aprender e compartilhar experiências!
Abraços a todos... Vamos Tocando em frente!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

3ª AULA - PROINFO INTEGRADO

      No dia 22 de abril de 2010 tivemos a terceira aula, dia do Descobrimento do Brasil, após o feriado do Aniversário de 50 anos de Brasília e do Feriado de Tiradentes. Que preguiça! Mas a vontade de aprender era maior, então vamos a aula!


      A aula foi sobre o BrOffice Writer, um programa da Linux muito parecido com o Word da Microsoft Office. O Writer é um programa muito simples, funcional e gratuíto para criação e edição de textos. Também pode ser usado para criação de páginas para serem visualizadas na internet.
     Nosso trabalho nessa aula se baseou na digitação e formatação de um texto. O texto escolhido pelo tutor Marcelo de Assis foi sobre o Projeto UCA.

PROJETO UCA – UM COMPUTADOR POR ALUNO

 

A Pensamento Digital está participando do Projeto UCA – Um Computador por Aluno como parceira do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O projeto, proposto pela ONG internacional OLPC (One Laptop Per Child), tem por objetivo inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação nos países em desenvolvimento e está sendo implantado de forma piloto na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, em Porto Alegre.
O reconhecimento nacional e internacional do trabalho desenvolvido pela professora Léa da Cruz Fagundes creditou o LEC e a Pensamento Digital como especialistas no assunto e capazes de desenvolver o piloto do projeto, inovando em práticas pedagógicas no contexto de um computador para um aluno.

DA IDÉIA INICIAL AO PILOTO GAÚCHO
 
Em janeiro de 2005 o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) começou a desenvolver o projeto de um laptop com valor de mercado de apenas US$ 100, como intuito de revolucionar a educação nos países em desenvolvimento. Para isso foi criada a OLPC (One Laptop per Child). A idéia foi apresentada por ocasião do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça, em janeiro de 2005. Em novembro do mesmo ano foi apresentado o primeiro protótipo.
 
 
A aula foi bem interessante. Que venham as próximas!!!
Professora Kátia

2ª AULA - PROINFO INTEGRADO

A segunda aula foi dia 15/04/2010. Assistimos dois vídeos:
  •  O que é um Blog?
  • Como criar um blog.
      Um Blog é um espaço na web com estrutura própria que permite atualizações de forma simples. Permite ainda, o registro cronológico imediato das suas opiniões, emoções, imagens, ou qualquer outro tipo de conteúdo à sua escolha.
      E sabe qual foi o Dever de Casa dessa aula?
      Criar esse BLOG.
      E olha que o nosso tutor é exigente hein!
      Vamos tocando em frente...
       Professora Kátia





1ª AULA - PROINFO INTEGRADO

        Na Primeira aula do Curso do Proinfo Integrado, dia 08/04/2010, eu estava muito ansiosa e com " medo" do LINUX! Anciosa para adquirir novos conhecimentos e com medo, porque tudo que é novo me deixa meio assustada. O tutor, Marcelo de Assis, passou um vídeo bem interessante sobre a História do Linux. Ele falou bastante sobre o Linux Educacional e me deixou bem interessada em iniciar logo esse trabalho.
        Depois, Marcelo colocou a música AQUARELA de Toquinho e Vinícius para nos inspirar na utilização do Tux Paint. O Tux Paint é um software de desenho voltado para crianças, mas percebi que os adultos também adoram!...kkkkkkkk... Cada um dos colegas usou a sua criatividade e percebi que tem muitos  "artístas" na turma. Foi muito divertido!
        Que venham as próximas aulas!
        Professora Kátia

terça-feira, 20 de abril de 2010

Essa é a Escola Classe 01 de Ceilândia

Essa é a Escola Classe 01 de Ceilândia. Essa escola linda fica na Ceilândia Sul, no Distrito Federal. Na QNM 23/25-Área Especial. Venha nos visitar para você nos conhecer e saber o que que a EC 01 tem!
Esse é o link do orkut da EC 01:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3186669058304435151
Clica e visita nosso orkut, ok?
Professora Kátia

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bem vindos ao Blog da Professora Kátia!


Olá!

É muito bom receber você aqui no Blog da Professora Kátia!